Contran reforça sinalização de trânsito para faixas exclusivas do transporte coletivo




Desrespeito de condutores implica em Infração gravíssima, com multa e apreensão do veículo

ALEXANDRE PELEGI

Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), organismo do Ministério da Infraestrutura, alterou o Regulamento de Sinalização Viária, publicado em julho de 2022, deixando mais clara a sinalização R-32, destinada a restrições de trânsito por espécie e categoria de veículo.

Os ônibus do transporte público que trafegam em faixa própria são exemplos disso, como se vê em várias capitais e grandes cidades do país.

A sinalização de regulamentação é definida pelo órgão ou entidade competente, a fim de estabelecer exclusividade de deslocamento em uma faixa de trânsito.

A Resolução 986 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 26 de dezembro de 2022.

De acordo com a publicação do Contran, o significado da placa é assinalar ao condutor do veículo que a área, via/pista ou faixa(s) é de circulação exclusiva de veículos de transporte público coletivo.

Veja a indicação de uso da placa recomendada pelo Contran:

O sinal R-32 deve ser utilizado nas áreas, vias, trechos de via, pistas ou faixas em que se deseja priorizar a circulação de veículo de transporte público coletivo;

Pode vir acompanhado de informação complementar tal como horários, dias da semana, tipo de linha ou serviço, e seta de controle de faixa;

Para reforço do sinal R-32, recomenda-se vir acompanhado de mensagem complementar, tal como ”CIRCULAÇÃO EXCLUSIVA DE ÔNIBUS” ou ”SÓ ÔNIBUS”;

Quando a via for contemplar a circulação de outros veículos, exemplo “TAXI”, pode vir acompanhada de mensagem complementar.

O sinal R-32 tem validade a partir do ponto onde é colocado, devendo ser repetido após acessos significativos, até o final da circulação exclusiva, determinada com a informação complementar ”Término”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Shopping cart